Forças armadas indianas — Foto: TAUSEEF MUSTAFA/AFP RESUMOSem tempo? Ferramenta de IA resume para você
Forças armadas indianas — Foto: TAUSEEF MUSTAFA/AFP
GERADO EM: 16/07/2024 - 00:39
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
Tropas indianas no estado de Jammu e Caxemira realizaram uma operação de busca por rebeldes armados após intensos combates que deixaram vários soldados gravemente feridos na terça-feira.
Vídeo: Ataque a tiros perto de mesquita em Omã deixa 4 mortosEUA: Com curativo na orelha,Trump aparece em público pela primeira vez desde tentativa de assassinato
O 16º Corpo do exército indiano indicou que as forças de segurança lançaram a operação na noite de segunda-feira no distrito de Doda.
"Entramos em contato com os terroristas (...) e houve um intenso combate",indicou o exército em um comunicado.
"Os relatos iniciais sugerem que há feridos entre nossos valentes",acrescentou,sem dar mais detalhes.
A Caxemira,de maioria muçulmana,está dividida entre Índia e Paquistão desde sua independência do domínio britânico em 1947,e nos últimos dois meses registrou um aumento nos ataques.
A imprensa indiana informou amplamente que cinco soldados ficaram "gravemente" feridos,enquanto a agência Press Trust of India publicou na terça-feira que quatro deles morreram devido aos ferimentos. O exército não confirmou a versão.
Os confrontos ocorreram um dia após o exército indiano matar no domingo três supostos combatentes rebeldes no distrito de Kupwara,na Caxemira.
Índia e Paquistão reivindicam a soberania total da Caxemira e já travaram vários conflitos pelo controle total dessa região do Himalaia.
Grupos rebeldes travam desde 1989 uma insurgência para conseguir a independência do território ou sua anexação ao Paquistão.
O conflito já tirou a vida de dezenas de milhares de civis,soldados e rebeldes.
© Hotspots da moda portuguesa política de Privacidade Contate-nos