BELEZA Aug 23, 2024 IDOPRESS

Crescimento trimestral do PIB da OCDE estabiliza nos 0,5% de abril a junho

O Produto Interno Bruto (PIB) do conjunto dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) manteve um crescimento em cadeia de 0,5% no segundo trimestre, segundo as estimativas provisórias hoje divulgadas.

"Embora a taxa de crescimento global do PIB da OCDE tenha permanecido inalterada no segundo trimestre de 2024,no G7 o PIB aumentou mais rapidamente no segundo trimestre,5% em comparação com 0,2% no primeiro trimestre",avança a organização em comunicado.

 

Na zona euro,o PIB aumentou 0,3% entre abril e junho,o mesmo ritmo do trimestre anterior,após ter permanecido estagnado nos dois últimos trimestres de 2023.

Já o PIB do Japão aumentou 0,8% no segundo trimestre,após uma contração de 0,6% no primeiro trimestre,tendo esta recuperação sido impulsionada pelo consumo privado (1,0% no segundo trimestre,em comparação com -0,6% no primeiro trimestre) e pelo investimento (1,7%,9%).

O crescimento económico acelerou nos Estados Unidos,passando de 0,4% no primeiro trimestre para 0,7% no segundo trimestre,impulsionado principalmente por um aumento do consumo privado (0,6% em comparação com 0,4% no primeiro trimestre).

Também aumentou ligeiramente no Canadá (de 0,4% para 0,5%) e manteve-se inalterado em França (0,3%).

Por outro lado,a economia alemã registou uma ligeira contração (-0,1% no segundo trimestre,após um crescimento de 0,2% no primeiro trimestre),devido a "um declínio,em particular,na formação bruta de capital fixo em máquinas e equipamentos e na construção".

O crescimento também abrandou ligeiramente em Itália e no Reino Unido no segundo trimestre,para 0,2% e 0,6%,respetivamente,em comparação com 0,3% e 0,7% no primeiro trimestre.

Das outras economias da OCDE para as quais existem dados disponíveis,mais de metade teve um desempenho inferior no segundo trimestre do que no primeiro trimestre.

Israel registou o abrandamento mais significativo,com o crescimento trimestral em cadeia do PIB a cair de 4,1% no primeiro trimestre para 0,3% no segundo trimestre.

Já o Chile registou uma contração económica de 0,após um crescimento de 2,1% no primeiro trimestre,enquanto a taxa de crescimento da Colômbia caiu para 0,1%,face a 1,2% no primeiro trimestre.

Os dados hoje divulgados apontam ainda que o crescimento se tornou negativo na Letónia (-1,1%),Suécia (-0,8%),Hungria e Coreia (-0,2% em ambos os países).

Em contrapartida,os países da OCDE que registaram o maior crescimento no segundo trimestre foram a Polónia,com um crescimento do PIB de 1,5%,a Costa Rica e a Irlanda (1,2% em ambos os países) e os Países Baixos (1,0%).

Em termos homólogos,o crescimento do PIB na OCDE foi de 1,8% no segundo trimestre de 2024,ligeiramente acima dos 1,7% registados no primeiro trimestre.

Entre as economias do G7,os Estados Unidos registaram o maior crescimento homólogo nos últimos quatro trimestres (3,enquanto o Japão registou a maior queda (-0,8%).

Tópico Moda: Guia Ultimate para as últimas tendências da moda

Bem -vindo ao nosso guia sobre as últimas tendências da moda! Neste mundo de moda em ritmo acelerado e em constante mudança, pode ser um desafio acompanhar os estilos e tendências mais recentes. Mas não tema, porque o abordamos. De desfiles ao estilo de rua, de grampos clássicos a designers emergentes, nosso guia abrangente fornecerá tudo o que você precisa saber para navegar no emocionante mundo da moda. Vamos embarcar nessa jornada de alfaiataria juntos e descobrir como você pode abraçar sem esforço as últimas tendências da moda!