O mais antigo banco nigeriano, o First Bank of Nigeria, obteve hoje uma linha de crédito de 200 milhões de dólares (186 milhões de euros) do Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank) para suprir necessidades dos seus clientes.
O acordo foi assinado no último dia de trabalhos das Reuniões Anuais do Afreximbank (AAM2024) e do 3.º Fórum de Comércio e Investimento Afro-Caribenho (ACTIF2024),que decorrem em Nassau,nas Baamas,desde terça-feira,pelo diretor-geral interino do First Bank,Olusegun Alebiosu,e pelo vice-presidente executivo do Banco de Comércio Intra-africano do Afreximbank,Kanayo Awani.
A linha de crédito destina-se a clientes do setor da indústria transformadora,petróleo e gás,energia,tecnologias da informação (TIC) e projetos de infraestruturas.
O First Bank nomeou recentemente um perito em gestão de riscos para o cargo de diretor-geral,medida que,segundo a imprensa nigeriana,demonstra o reforço de atenção nos controlos internos.
Segundo o diário nigeriano Business Day,a nomeação deve-se a revelações de que um membro da direção do banco desviou um total de 44 mil milhões de nairas (cerca de 27 milhões de euros) durante um período de dois anos.
O antigo diretor-geral,Adesola Adeduntan,demitiu-se abruptamente em abril,emitindo uma curta declaração de demissão a partir de Washington,onde se encontrava a participar nas reuniões anuais do Banco Mundial e do FMI.
"Decidi,no entanto,reformar-me com efeitos a partir de 20 de abril de 2024 para prosseguir outros interesses",declarou Adeduntan,que estava no banco desde 2014.
O First Bank não revelou os detalhes relacionados com a saída repentina de Adeduntan.
Para o seu lugar,o banco nomeou Olusegun Alebiosu como novo diretor-geral.
Alebiosu,que está no banco desde 2016,ocupou a partir de janeiro de 2022 diversos cargos executivos ligados ao setor de risco.
© Hotspots da moda portuguesa política de Privacidade Contate-nos