CULTURA Jun 21, 2024 IDOPRESS

Taxa turística do Funchal entra em vigor a 1 de outubro

A taxa turística no Funchal entra em vigor em 01 de outubro e representa ganhos iniciais de 1,6 milhões de euros, que serão afetos a investimentos em novos equipamentos e obras de manutenção, foi hoje anunciado.

No final da reunião semanal da Câmara do Funchal,a presidente da autarquia,a independente Cristina Pedra,adiantou que a taxa turística,no valor de dois euros por dia e no máximo sete,"entra em vigor a partir de 01 de outubro",havendo "isenções,nomeadamente para crianças até aos 12 anos".

No caso dos cruzeiros,esta taxa passa a ser aplicada a partir de janeiro de 2025.

A responsável indicou que as primeiras verbas arrecadadas até ao final do ano "deverá trazer cerca de um milhão e 600 mil euros",que "serão usados quer para investimentos (novos equipamentos),quer para obras de manutenção".

Sendo o Funchal um local muito procurado por turistas,"serão adquiridos equipamentos para a limpeza urbana,no valor de 302 mil euros",e para a "reparação de pavimentos (de estradas),no valor de 550 mil euros".

Outros 336 mil euros serão aplicados na "manutenção de jardins",estando previstos "228 mil euros para eventos culturais" e ainda 144 mil euros para a mobilidade,acrescentou.

Cristina Pedra salientou ainda que haverá uma comparticipação de 2,5% para as unidades hoteleiras.

Segundo a autarca,foi rejeitada uma proposta da coligação Confiança,liderada pelo PS,para a compra de terrenos por 40 milhões de euros para a construção de um parque urbano.

Afirmando que o PS "que queria pôr a cidade a gastar 40 milhões na compra de terrenos a grupos privados",a autarca recordou que o Funchal vai receber,gratuitamente,54.000 metros quadrados de terreno na Praia Formosa.

Para o executivo municipal,"não faz sentido que a Câmara Municipal do Funchal compre terrenos para um parque urbano,terrenos que estão avaliados em 40 milhões de euros e,mais importante do que isto,54.000 metros quadrados dos terrenos passam,gratuitamente",para a Câmara Municipal,"fruto de projetos urbanísticos".

A presidente do principal município da Madeira destacou que,desses 54 mil metros quadrados,38 mil serão para o parque urbano,indicando ser "uma área maior do que o Parque de Santa Catarina,com 36.000 metros quadrados",um dos maiores da cidade.

Para a autarca,"não faz sentido avançar com qualquer proposta de compra" daquele espaço.

Tópico Moda: Guia Ultimate para as últimas tendências da moda

Bem -vindo ao nosso guia sobre as últimas tendências da moda! Neste mundo de moda em ritmo acelerado e em constante mudança, pode ser um desafio acompanhar os estilos e tendências mais recentes. Mas não tema, porque o abordamos. De desfiles ao estilo de rua, de grampos clássicos a designers emergentes, nosso guia abrangente fornecerá tudo o que você precisa saber para navegar no emocionante mundo da moda. Vamos embarcar nessa jornada de alfaiataria juntos e descobrir como você pode abraçar sem esforço as últimas tendências da moda!