Devido às "dificuldades que têm existido no 'carregamento' de algumas candidaturas mais complexas".
O Ministério da Agricultura e Pescas anunciou,esta sexta-feira,que vai voltar a alargar o prazo da submissão de candidaturas ao Pedido Único (PU) 2024 até ao dia 25 de junho devido às "dificuldades que têm existido no 'carregamento' de algumas candidaturas mais complexas".
O Governo já tinha decidido,a 7 de junho,alargar o prazo de candidaturas às ajudas do PU até 21 de junho,após as dificuldades registadas pelos agricultores neste procedimento. O prazo para a submissão de candidaturas terminava em 14 de junho,depois de já ter sido prolongado.
Em comunicado,enviado esta sexta-feira às redações,o ministério tutelado por José Manuel Fernandes anunciou que "decidiu alargar o prazo para submissão de candidaturas ao PU 2024 até ao dia 25 de junho,às 18:00 horas,com penalização de 1% por dia útil,podendo os agricultores submeter candidaturas nos dias 22 e 23 de junho (sábado e domingo) as suas candidaturas sem penalização".
O ajustamento do prazo limite para a submissão de candidaturas na presente campanha prende-se,sobretudo,com candidaturas de maior dimensão e complexidade.
"Reconhecemos o esforço feito,pelos técnicos e agricultores,nesta reta final de submissão de candidaturas para cumprir o prazo. No entanto,face às dificuldades que têm existido no 'carregamento' de algumas candidaturas mais complexas,decidimos ajustar o prazo limite",referiu o ministro,citado no comunicado.
No entanto,o Ministério da Agricultura e Pescas deixou um apelo aos agricultores "para que mantenham o bom ritmo no processo de submissão de candidaturas para permitir que todos possam beneficiar deste importante instrumento e não comprometer o calendário previsto para pagamentos".
O PU é um pedido de pagamento direto das ajudas que fazem parte dos regimes sujeitos ao SIGC - Sistema Integrado de Gestão e Controlo. Este pedido abrange os pagamentos diretos,os apoios associados,ecorregimes,desenvolvimento rural,pagamentos da rede natura,a manutenção da atividade agrícola em zonas desfavorecidas e as medidas florestais.
De acordo com os dados divulgados no 'site' do Ministério da Agricultura,reportados a 19 de junho,o PU conta com 174.877 candidaturas submetidas e 183.987 criadas.
© Hotspots da moda portuguesa política de Privacidade Contate-nos