Vista de Manarola,um dos povoados de Cinque Terre,na Itália,e onde termina a trilha conhecida como Via dell\'Amore — Foto: Reprodução / Pixabay
Vista de Manarola,um dos povoados de Cinque Terre,na Itália,e onde termina a trilha conhecida como Via dell'Amore — Foto: Reprodução / Pixabay
GERADO EM: 30/07/2024 - 04:00
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
Viajantes,apaixonados ou não,poderão voltar a percorrer aquela que é considerada a trilha mais romântica do mundo. Fechada desde 2012,quando foi afetada por um deslizamento de terra,a Via dell'Amore,que fica em Cinque Terre,reabrirá sua extensão completa a partir de 9 de agosto.
Roma em obras: por que há tantos monumentos cercados por tapumes neste momentoFlorença: entenda por que muitos moradores e mesmo comerciantes já não querem mais turistas na cidade
A Via do Amor,numa tradução para o português,é uma passarela que margeia a costa rochosa do litoral entre Riomaggiore e Manarola,dois dos cinco vilarejos que compõe a cidade de Cinque Terre. O percurso de pouco mais de um quilômetro é pavimentado,equipado com grades,praticamente plano e está a cerca de 30 metros acima do nível do mar.
Trecho da Via dell'Amore perto de Manarola,em Cinque Terre,na Itália — Foto: Reprodução / Wikimedia Commons
Ao longo do caminho,o visitante encontra um cenário de tirar o fôlego,com vista privilegiada para o Mar Mediterrâneo e as casinhas coloridas que se debruçam sobre os penhascos,uma paisagem que forma o cartão-postal mais conhecidos da região da Ligúria.
Apesar de inspirar viajantes e casais apaixonados há décadas,o caminho não nasceu para ser uma atração turística. Pelo contrário. Ele foi construído na década de 1920 para servir de via auxiliar à obra de duplicação da estrada de ferro Gênova-La Spezia. Sua função era servir de passagem para os trabalhadores e de depósito de diversos materiais usados na obra,inclusive explosivos.
A Via dell'Amore tem pouco mais de um quilômetro e conecta os povoados de Riomaggiore Manarola,na Itália — Foto: Reprodução / Wikimedia Commons
Ao final dos trabalhos,os moradores da região gradativamente começaram a utilizar a passarela à beira-mar para chegar de uma vila a outra,já que este novo caminho era bem mais fácil que a antiga trilha de mulas,muito mais acidentada,que passava pelo alto dos penhascos. A beleza da paisagem,é claro,fez da via um destino popular entre casais,e logo surgiu o apelido informal de Via dell'Amore.
Com o passar do tempo,o caminho panorâmico começou a atrair a atenção também de quem visitava a cidade e logo se tornou uma atração turística. Atualmente,a Via dell'Amore é um dos quatro trechos do Sentiero Azzurro,a rede de caminhos que cobre todo o Parque Nacional de Cinque Terre.
Pôr do sol visto a partir da Via dell'Amore,que faz parte do circuito de trilhas de Cinque Terre,na Itália — Foto: Reprodução / Wikimedia Commons
Ao longo dos tempos,a via sofreu diversas vezes com deslizamentos de terra ou pedra. Foi o que aconteceu em setembro de 2012,quando um desses incidentes feriu quatro viajantes estrangeiros e danificou grande parte do trajeto. Desde então,o caminho ficou quase totalmente fechado - em 2015 um trecho de 200 metros perto de Manarola foi reaberto - e os trabalhos de recuperação só começaram em 2021.
Ao custo de 22 milhões de euros,o projeto para a reabertura do caminho instalou grades e redes de segurança,reforçou barreiras contra queda de rochas,reconstruiu um pequeno pedaço do túnel lateral de Manarola,recapeou o piso e renovou o mobiliário urbano. Em agosto de 2023,um pedaço da via foi reaberto como teste,e agora,um ano depois,acontece a abertura em definitivo.
Escultura representando um casal de namorados enfeita um bar localizado numa das pontas da Via dell'Amore,a 'mais romântica do mundo',na Itália — Foto: Reprodução / Wikimedia Commons
E se o dinheiro não pode comprar o amor,ele será necessário para garantir o bilhete para a trilha. Com a exceção de moradores da região,visitantes de outros lugares precisarão pagar uma taxa de 10 euros para passear pela trilha. Será necessário agendar a visita,já que a atração terá um limite de 400 pessoas por hora,com grupos de no máximo cem visitantes saindo a cada 15 minutos. As reservas podem ser feitas no local ou pelo site lecinqueterre.org.
A trilha estará aberta todos os dias da semana,sempre no sentido Riomaggiore a Manarola,e não vice-versa. De 1º de novembro a 31 de março,funcionará das 9h30m às 17h (último acesso às 16h30m). De 1º de abril a 31 de outubro,será possível visitá-la entre 8h e 19h (último acesso às 18h30m).
© Hotspots da moda portuguesa política de Privacidade Contate-nos