ENTRETENIMENTO Sep 14, 2024 IDOPRESS

Banco Central da Rússia sobe taxa de juro para 19%

O Banco Central da Rússia subiu hoje a taxa de juro diretora em um ponto percentual, para 19%, para combater a inflação.

"O crescimento da procura interna ainda ultrapassa significativamente as capacidades para expandir a oferta de bens e serviços",indicou o banco central,em comunicado.

 

A instituição sinalizou ainda que mantém em "aberto" um novo aumento da taxa de juro na próxima reunião para fazer face à escalada da inflação estimada atualmente em 9%,para a meta de 4% até 2025.

A economia russa continua a registar um crescimento sólido,apesar das sanções aplicadas pelos países ocidentais,na sequência da invasão à Ucrânia.

O produto interno bruto russo beneficia dos elevados níveis de despesa pública,incluindo as despesas militares,com os cofres a serem reforçados pelas exportações de petróleo.

O aumento dos salários aliado a um mercado de trabalho resiliente está a ajudar a compensar a inflação,sendo,que,em resultado disso,"a atividade dos consumidores permanece elevada",indicou ainda o banco central.

Em comunicado,o regulador avisou ainda que até ao final de 2024 a inflação anual "provavelmente excederá" as previsões anunciadas em julho,que apontavam para um número de 6,5% a 7%.

O banco central da Rússia prevê realizar a sua próxima reunião de política monetária em 25 de outubro.

Tópico Moda: Guia Ultimate para as últimas tendências da moda

Bem -vindo ao nosso guia sobre as últimas tendências da moda! Neste mundo de moda em ritmo acelerado e em constante mudança, pode ser um desafio acompanhar os estilos e tendências mais recentes. Mas não tema, porque o abordamos. De desfiles ao estilo de rua, de grampos clássicos a designers emergentes, nosso guia abrangente fornecerá tudo o que você precisa saber para navegar no emocionante mundo da moda. Vamos embarcar nessa jornada de alfaiataria juntos e descobrir como você pode abraçar sem esforço as últimas tendências da moda!