Serpente da comissão de frente da Viradouro era comandada pelo artista Wesley Torquato — Foto: Luiz Gomes/Fotoarena/Agência O Globo
Serpente da comissão de frente da Viradouro era comandada pelo artista Wesley Torquato — Foto: Luiz Gomes/Fotoarena/Agência O Globo
GERADO EM: 18/06/2024 - 18:32
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
Ele foi a sensação do Carnaval 2024,mesmo sem mostrar sequer o rosto,rastejando pela Sapucaí. Agora,Wesley Torquato,que deu vida à serpente da comissão de frente campeã da Viradouro,sai da pista sagrada da folia e sobe ao palco do Teatro PRIO,no Jockey Club do Rio,no espetáculo de dança contemporânea "AmazôniA",que estreia nesta quinta (20).
Olho no relógio: Escolas de samba do Grupo Especial decidem aumentar o tempo de desfile no carnaval 2025Oportunidade: Liesa começa a receber currículos para novos julgadores
— Todo processo operacional da serpente da Viradouro foi muito solitário,quase uma meditação. E,curiosamente,há uma cena em "AmazôniA" que também é muito solitária para mim. Um momento que me reconecta muito com o que vivi no Carnaval — conta o artista,já compartilhando um spoiler.
Wesley Torquato 'preso' dentro da serpente da Viradouro em um dos testes antes do desfile — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
Idealizado como um projeto inédito de dança contemporânea,"AmazôniA" representa uma homenagem à riqueza e à diversidade da região amazônica,destacando sua importância cultural e ecológica. O espetáculo tem direção e coreografia assinada por João Wlamir,bailarino solista do Theatro Municipal do Rio,hoje ensaiador do corpo de baile,e fundador do Grupo de Dança DC.
— O espetáculo não é uma denúncia,apenas constato os fatos presentes,mas tem uma visão de toda a poesia que vivi durante quinze anos na Amazônia. Sou de Rondônia,toda a minha infância e juventude foram desenvolvidos lá. Então tenho muitas memórias únicas,memórias afetivas,memórias de cheiros,sabores. Vou passar para a plateia um despertar maior para que conheça esse ambiente que muitos ainda não conhecem — promete Wlamir.
Ensaio do espetáculo 'AmazôniA',que estreia no Rio,na sexta,dia 20 — Foto: Divulgação
Além de Torquato,"AmazôniA" conta com outros bailarinos de destaque no Carnaval,como Fernanda Lima,da comissão da Imperatriz,Clara Alves,da União da Ilha do Governador,Lucas Matheus,da Mangueira,Henry Silva,da Unidos da Tijuca,e Glayson Mendes,que representou Rás Gonguila na Beija-Flor de Nilópolis.
O espetáculo acontece de 20 a 30 de junho,de quinta-feira a sábado às 20h,e domingos às 19h,no Teatro PRIO,localizado no Jockey Club do Rio.
© Hotspots da moda portuguesa política de Privacidade Contate-nos