TENDENDO Jun 27, 2024 IDOPRESS

PRR. Média de execução nos Açores é "melhor que a nível nacional"

A média de execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) nos Açores é "melhor do que a nacional", apesar de dificuldades do mercado para fornecimento de bens e serviços, revelou hoje o presidente do executivo regional.

"Eu diria que a nossa média [de execução do PRR] é melhor do que a nacional mas,ainda assim,está muito embrionária. Eu preferia termos tido mais execução",disse hoje José Manuel Bolieiro.

O líder do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) falava aos jornalistas após ter presidido à cerimónia de entrega de uma viatura elétrica à Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz das Flores,na ilha das Flores,no âmbito do programa "Gerações em Movimento".

A entrega da viatura integrou o programa da visita estatutária que o Governo dos Açores concluiu hoje à ilha das Flores.

Questionado pelos jornalistas sobre a taxa de execução do PRR na região,José Manuel Bolieiro admitiu que "houve condicionantes".

"Há até uma preocupação que nós temos sentido muitas vezes,e eu chamo a atenção para todos,porque na contratação pública temos feito muitos concursos públicos que têm ficado desertos. Há uma difícil capacidade de resposta,muitas vezes,no mercado,para fornecimento de bens e serviços e,então,muito mais ainda para a obra pública",declarou.

Ainda assim,acrescentou,"há muita coisa que agora ganhou uma nova velocidade de cruzeiro e que,até ao fim da execução prevista do quadro",a expectativa é que se possam cumprir "todos os marcos e metas predefinidos",disse o social-democrata.

Questionado sobre a taxa de execução do PRR na região,o chefe do executivo açoriano referiu que,de momento,não dispõe de dados que permitam avançar com essa informação.

Em 15 de janeiro,a responsável pela comissão de avaliação do PRR no Conselho Económico e Social dos Açores (CESA),Alexandra Bragança,considerou que o caminho para o aproveitamento integral deste fundo vai ser "penoso",mas "não está fora do alcance".

Na altura,a a responsável especificou que "dos 108 marcas e metas que deveriam ter sido executados até 30 de setembro de 2023,70 encontram-se completos e a perspetiva para os próximos trimestres é bastante positiva".

Nos Açores existem vários domínios de intervenção no âmbito do PRR,em setores como a saúde,a educação,a habitação e o setor social.

No que diz respeito ao programa "Gerações em Movimento",ainda segundo o presidente do executivo regional,o projeto já está com cerca de 50% de execução.

José Manuel Bolieiro,que na entrega da viatura elétrica à Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz das Flores estava acompanhado pela secretária Regional da Saúde e Segurança Social,Mónica Seidi,lembrou que o programa possibilita a renovação da frota das instituições sociais da região de viaturas térmicas para viaturas elétricas.

O Governo dos Açores terminou ao início da tarde de hoje uma visita estatutária à ilha das Flores iniciada na terça-feira e começou,entretanto,outra na vizinha ilha do Corvo,que também terá a duração de um dia e meio.

Na tarde de hoje o executivo regional irá reunir-se com o presidente da Câmara Municipal do Corvo,José Manuel Silva (PS),e com o Conselho de Ilha.

Segundo o Estatuto dos Açores,o Governo Regional tem de visitar cada uma das ilhas do arquipélago pelo menos uma vez por ano,com a obrigação de reunir o Conselho do Governo na ilha visitada.

Tópico Moda: Guia Ultimate para as últimas tendências da moda

Bem -vindo ao nosso guia sobre as últimas tendências da moda! Neste mundo de moda em ritmo acelerado e em constante mudança, pode ser um desafio acompanhar os estilos e tendências mais recentes. Mas não tema, porque o abordamos. De desfiles ao estilo de rua, de grampos clássicos a designers emergentes, nosso guia abrangente fornecerá tudo o que você precisa saber para navegar no emocionante mundo da moda. Vamos embarcar nessa jornada de alfaiataria juntos e descobrir como você pode abraçar sem esforço as últimas tendências da moda!