Os concursos de empreitadas de obras públicas promovidos registaram um crescimento homólogo de 95,7% até maio deste ano, anunciou a associação empresarial do setor.
Em 2023,o valor das obras públicas promovidas ascendeu a 6.047,6 milhares de euros,o que representou uma subida de 65,3%,face ao montante registado no ano anterior,refere a AICCOPN -- Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas no seu boletim de conjuntura sobre o setor.
Nos primeiros cinco meses deste ano,o total dos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados e objeto de reporte no Portal Base até ao passado dia 15 de junho,registou um acréscimo de 20,em termos de variação homóloga temporalmente comparável,adianta.
Quanto à área licenciada pelas autarquias,até abril,a AICCOPN indica que se observou uma queda de 11,6% em termos homólogos,nos edifícios habitacionais e um recuou de 24,5% nos edifícios não residenciais.
Já o número de fogos licenciados em construções novas,por seu turno,até abril registou um decréscimo de 15,para 9.704 alojamentos.
Em relação ao número de habitações transacionadas no primeiro trimestre deste ano este ascendeu a 33.077,num valor de 6.731 milhões de euros,representando,respetivamente,uma queda homóloga de 4,1% em número e uma subida de 1,8% em valor.
De acordo com a AICCOPN e com base na informação do Instituto Nacional de Estatística (INE),face ao último trimestre do ano passado,verificaram-se quedas nas transações de alojamentos,de 3,1% em número e de 6,2% em valor.
No período analisado e apesar da diminuição nas transações de alojamentos,o índice de preços da habitação denotou um crescimento de 7%,em termos homólogos,e de 0,6%,face ao quarto trimestre de 2023,segundo a associação empresarial do setor.
No que respeita ao montante do novo crédito à habitação atribuído pelas instituições financeiras,excluindo as renegociações,até ao mês de abril,este situou-se em 4.971 milhões de euros,correspondendo a um acréscimo de mais 33,em termos homólogos.
Em abril deste ano,por sua vez,o stock de crédito das empresas do setor da construção detido pelas instituições financeiras diminuiu em 2%,face a idêntico mês de 2023,para 6.283 milhões de euros,salienta a associação empresarial do setor.
© Hotspots da moda portuguesa política de Privacidade Contate-nos