Especialistas do mundo todo afirmam que é apenas uma questão de tempo até a próxima pandemia. — Foto: AFP/29-03-2020
Especialistas do mundo todo afirmam que é apenas uma questão de tempo até a próxima pandemia. — Foto: AFP/29-03-2020
GERADO EM: 15/08/2024 - 04:30
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
O governo canadense alertou seus cidadãos para se preparem para uma nova pandemia. Na segunda edição do Manual do Plano de Continuidade de Negócios para Surtos de Gripe e Doenças Infecciosas,lançado em junho,o Centro de Saúde e Segurança Ocupacional do Canadá,falou sobre um novo vírus hipotético que poderá desencadear mais perturbações que a Covid-19.
Mpox: OMS decreta emergência de saúde internacional pela doença; entenda o que isso significaPara incluir no dia a dia: O tempero que estimula a produção de colágeno e fortalece as articulações
O guiam,que fornece informações aos empregadores sobre como se preparar diante de outra pandemia,afirma que “com base nas tendências da gripe pandêmica passada,pode haver um número médio mais elevado de infecções e mortes em grupos etários diferentes dos que normalmente vemos durante as épocas anuais de gripe”.
O guia também alerta que os empregadores devem estar preparados para um cenário como um surto de doença ou uma pandemia que obrigue as pessoas a ficarem em casa. Acrescenta que as pessoas devem preparar-se para perturbações como a redução do trabalho,problemas na cadeia de abastecimento e mudanças na procura do consumidor.
Entre essas interrupções estão as telecomunicações,os serviços bancários,a água,a gasolina,os medicamentos e os alimentos. E ainda estima que uma futura pandemia “virá em duas ou três ondas,com cerca de três a nove meses de intervalo entre cada surto”,acrescenta. O hipotético vírus também pode ficar nestes ciclos até dois anos.
Os Estados Unidos e outros países do hemisfério Norte,que agora estão no verão,enfrentam um aumento nos casos de Covid-19. Apesar da tendência,o número de infecções ainda é muito menor que o observado durante o nível pandêmico,assim como o de hospitalizações.
No entanto,a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que,se o vírus continuar a se espalhar,poderá levar a novas mutações e infecções graves que escapam à proteção das vacinas e medicamentos.
© Hotspots da moda portuguesa política de Privacidade Contate-nos