Banqueiro suíço defende que a proposta é "bomba nuclear" para a Suíça.
Um dos principais partidos políticos da Suíça quer aplicar um imposto sobre os super-ricos. Contudo,a iniciativa é controversa,não reunido consenso entre todos,como é um caso de alguns banqueiros,que alertam para um imposto "extremamente perigoso" e "uma bomba nuclear".
A proposta é dos Jovens Socialistas (JUSOs),braço juvenil da esquerda social-democrata suíça (SP),e pressupõe a aplicação de um imposto de 50% sobre as heranças e doações superiores a 50 milhões de francos suíços,mais de 53 milhões de euros,segundo explica a Reuters.
A iniciativa vai ser decidida pelos eleitores suíços através de um referendo,em 2026.
O governo suíço é contra o imposto,bem como importantes banqueiros do país,que falam numa preocupação generalizada entre os clientes.
"Esta iniciativa,sentimos pelo país,é extremamente perigosa pelas suas potenciais consequências",disse Frederic Rochat,sócio-gerente do banco privado Lombard Odier,à Reuters.
"O simples facto de existir,estar a ser discutido e ser votado,abre dois anos de enorme incerteza",acrescentou,referindo que muitas pessoas questionaram deveriam tomar "medidas de contingência",o que significa "sair da Suíça".
Este tema é,desde junho,"o principal tema" que os clientes suíços e alguns "estrangeiros" estão "interessados em falar" e alerta: "Esta iniciativa é,literalmente,uma bomba nuclear".
© Hotspots da moda portuguesa política de Privacidade Contate-nos