Smartphone trouxe economia de tempo,que podemos usar a nosso favor — Foto: Freepik RESUMOSem tempo? Ferramenta de IA resume para você
Smartphone trouxe economia de tempo,que podemos usar a nosso favor — Foto: Freepik
GERADO EM: 23/10/2024 - 04:30
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
Como diz a teoria da evolução de Darwin,as espécies mais adaptadas ao ambiente têm mais chances de sobreviver e se reproduzir. E para tal,fomos preparados e somos eficientes em evoluir e sobreviver na escassez de alimentos e na grande capacidade de nos mexer fisicamente. Fomos também eficientes em poupar energia,para momentos de necessidade e,com isso,evitar todo e qualquer gasto energético desnecessário.
E o homem evolui. E mudou seu ambiente em volta. Deixou de ser nômade para ser sedentário. E olha que nessa época os sedentários faziam bastante coisa,hein? Afinal,foi com movimento físico que aconteceu a Revolução Agrícola,quando passamos a ter moradia fixa,mas o trabalho seguia sendo todo braçal. E veio a Revolução Industrial,e os homens passaram a trabalhar em pé ou sentados em frente às suas estações de trabalho nas fábricas. Até que enfim,veio a revolução tecnológica,que passou,praticamente,a substituir o homem em várias funções.
Mas,essa mesma tecnologia foi fundamental para melhorar nossas vidas. Há quem diga que a tecnologia só nos fez ficar mais sedentários. Talvez sim,talvez não. Depende muito do quando você quer terceirizar a sua capacidade de se movimentar e ter as rédeas da sua vida. Para muitas pessoas que gostam de correr,pedalar,jogar tênis e uma infinidade de outros esportes,a tecnologia só contribuiu para melhorar performance,e trazer conforto.
De fato,ela foi crucial pra melhorar a nossa vida e facilitar uma infinidade de afazeres que temos em nossos cotidianos. Afinal,quem gostava de passar horas e horas nas filas dos bancos? Ou ficar no ponto de ônibus sem ter a possibilidade de trabalhar,via smartphone,enquanto espera a condução? A otimização do tempo,para certas coisas,é espetacular.
Então,é difícil querer ser saudosista e comparar épocas diferentes,porque todas terão suas vantagens e desvantagens. As relações pessoais eram mais reais e mais profundas,isso também é outro ponto que pesa bastante. Temos mais informações hoje que nosso cérebro pode absorver,e isso traz estresse e nos torna mais ansiosos.
No passado,tínhamos mais tempo,porque o tempo era mais nosso do que dos smartphones,isso é verdade. Mas só se você permitir. Caso contrário,a funcionalidade do que pode ser feito através das telas nos daria,na verdade,tempo a mais pra realizar outras tarefas que deixamos para trás. Só pense naquelas duas horas no banco que hoje você resolve em um clique,hein?
Enfim,a era tecnológica chegou. E nosso papel é saber usar essa tecnologia em nosso favor. Episódios de burnout,crises de ansiedade e depressão talvez sejam as consequências mais comuns e mais graves. Unindo a isso o comportamento sedentário,e já temos uma bomba relógio sendo fabricada. Então,usemos dessa mesma tecnologia pra prover a melhora na saúde e na qualidade de vida. Para nos adaptar a essa forma de viver e torná-la a melhor possível.
Se já sabemos que o meio ambiente influencia bastante nossas vidas e que a tecnologia veio para ficar,devemos adaptar o que nós mesmos criamos para recriar um novo modo de viver. Se desde sempre o homem dominou e transformou o meio ambiente para seu próprio bem,por que agora deve ser uma vitima que não consegue se defender?
E é dentro de cada um de nós que tem que estar a vontade de dominar o que está fora,em prol da nossa melhor saúde física e mental. Não basta apenas “culpar” a tecnologia e o conforto do meio ambiente. Temos apenas que tomar a decisão de fazer,de levantar e se mexer. Cuidar de si e dos seus,tomar atitudes conscientes,vencer o que é imposto a nós sem reagir. Está sempre e cada vez mais tudo em nossas mãos. Mas é mais fácil acreditar que somos impotentes diante da grandeza que está em volta.
© Hotspots da moda portuguesa política de Privacidade Contate-nos