A bolsa nova-iorquina fechou em alta, com recordes do S&P500 e Nasdaq, ainda no seguimento da vitória eleitoral de Donald Trump, mas também do corte da taxa de juro de referência pela Reserva Federal (Fed).
Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice alargado S&P50 valorizou 0,74% e o tecnológico Nasdaq 1,51%,enquanto o seletivo Dow Jones não teve qualquer variação.
"As ações continuam a beneficiar da resiliência da economia e,agora,da esperança de uma política de crescimento,de descida de impostos,tudo coisas que favorecem os lucros das empresas",comentou Angelo Kourkafas,da Edward Jones.
A vitória de Trump é associada a uma intenção de favorecer o crescimento da economia através de uma política fiscal mais amiga das empresas e uma desregulação voluntarista.
A este clima somou-se hoje a decisão da Fed de descer a sua taxa de juro de referência em um quarto de ponto percentual,para o intervalo entre 4,50% e 4,75%.
Acresce ainda que o presidente da Fed,Jerome Powell,assegurou,em conferência de imprensa,que estavam todas as possibilidades em cima da mesa na próxima reunião,em 17 e 18 de dezembro.
Isto é,"houve a confirmação de que a Fed permanece no caminho do alívio monetário",destacou Kourkafas.
Este contexto politico-monetário foi antecedido por uma época de divulgação de resultados empresariais globalmente positivos,depois de três quartos das integrantes do S&P500 já terem publicado os seus.
"Não diria que foi uma época excecional,para as expectativas já eram elevadas,mas houve desenvolvimento positivos no consumo e na inteligência artificial,que continua a ser um catalisador",resumiu Kourkafas.
© Hotspots da moda portuguesa política de Privacidade Contate-nos